quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

DIAGNÓSTICO DA GRAVIDEZ

Os testes de gravidez detectam a presença de BHCG (Fracção Beta da Gonadotrofina Coriônica Humana). Podemos determinar os níveis de BHCG quer no sangue, quer na urina.

  • Produção de HCG na gravidez normal

Os níveis de BHCG começam a elevar-se 4-6 dias depois da fertilização, tornando-se detectáveis cerca de 8 a 10 dias após a fertilização.

Os níveis de HCG duplicam a cada 2 dias, até à concentração de 2000 um/mL, depois aumentam mais lentamente até atingirem um pico à 8ª-10ª semana.

  • Produção de HCG na gravidez ectópica

Observa-se uma elevação da BHCG mais lenta. Não se consegue a duplicação dos valores de 2 em 2 dias, como observado numa gravidez normal.

  • Produção de HCG e Morte Fetal

A produção de HCG inicia-se como habitualmente, mas se acontecer a morte fetal o valor cai abruptamente. Atingirá níveis não detectáveis ao fim de pouco tempo ( 2 semanas).

-------------------------

Determinação da BHCG na urina

É o método mais econômico (um teste de farmácia custa em média de 10 a 40 reais). Necessita-se geralmente de um atraso de 4-8 dias da menstruação, para poder detectar a presença da BHCG, devido à sensibilidade do teste, que não é tão boa como quando executado no sangue.

Os testes atuais têm uma sensibilidade de cerca de 25 µU/mL, o que quer dizer que dão positivos, quando em presença de uma concentração superior a esta.
Por isso devemos utilizar a primeira urina da manhã, quando a urina está mais concentrada, o que favorece a mais fácil detecção da BHCG.

Falsos positivos: Na presença de infecção urinária, urina de mulheres em tratamento com certos medicamentos que contém HCG ou se existe proteinúria (perda de proteínas através da urina).

Falsos negativos: Se a amostra de urina utilizada estiver muito diluída.


---------------------------

Determinação da BHCG no sangue

A sensibilidade deste teste é muito maior. Detecta mais precocemente a presença de BHCG.


Nenhum comentário: