sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

COMO OS HORMÔNIOS AGEM

A menstruação é uma descamação do endométrio (camada que reveste o útero).

Enquanto o endométrio descama, o hormônio FSH (hormônio folículo-estimulante) começa a ser secretado em maior quantidade pela hipófise (glândula situada no cérebro), fazendo com que se desenvolvam os folículos ovarianos (bolsas de líquido que contém os óvulos).

Perto do 7º dia do ciclo, o FSH começa a diminuir e alguns folículos param de crescer e morrem. Apenas um (raramente dois) se desenvolve até o fim e vai se romper, saindo dele o óvulo. Durante o seu crescimento, o folículo secreta quantidades cada vez maiores de estradiol. Conforme o estradiol vai aumentando, o endométrio começa a se tornar espesso e se preparar para a implantação do embrião. O estradiol também estimula a secreção de muco cervical.

Quando a quantidade de estradiol no sangue é máxima, é estimulada a secreção de um hormônio da hipófise: o hormônio luteinizante (LH). Algumas horas após, ocorre a ovulação.

Após a ovulação, o folículo se transforma numa estrutura chamada corpo lúteo, e passa a fabricar, além do estradiol, o hormônio progesterona, que vai terminar o preparo do endométrio para a implantação do embrião. Mais ou menos entre o sexto e o oitavo dias após a ovulação, o nível de progesterona no sangue atinge o máximo, e a medida deste hormônio no sangue, se for baixa, é causa de infertilidade. Ainda não se conhece com toda a precisão o dia da implantação do embrião: parece acontecer de cinco a dez dias após a ovulação. Se não ocorre implantação, então a progesterona e o estradiol param de ser fabricados pelo corpo lúteo, seu nível diminue no sangue e se inicia outra menstruação.

Nenhum comentário: