sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

AJUDE A MELHORAR A QUALIDADE DO ESPERMA

Ainda não há comprovação científica, mas os especialistas acreditam que suplementos de vitaminas E e C, de ácido fólico e de zinco ajudem a melhorar a qualidade do sêmen.
* Ácido fólico:
Uma pesquisa divulgada em março pela Universidade da Califórnia liga o consumo de ácido fólico por homens à melhora na qualidade de seus espermatozóides. Segundo os especialistas, esta substância torna o esperma mais estável e tem atuação anti-oxidante. “O ácido fólico é um substrato para a formação de uma parte da nossa genética. Então, se o homem tiver essa substância em quantidade suficiente, não correrá riscos de erro genético”, diz Mauro Bibancos.
* Vitamina C:
Além de reduzir a aglutinação dos espermatozóides, a vitamina C demonstrou reduzir as anormalidades dos espermatozóides e aumentar a contagem deles, sua viabilidade (capacidade de sobreviver), motilidade (quantidade de movimento) e maturidade.
* Vitamina E:
A vitamina E é fundamental para a vitalidade dos órgãos reprodutores e foi sempre conhecida como a vitamina da fertilidade.
* Zinco:
Quando o zinco é removido da dieta, tanto o nível dos harmônios masculinos quando a contagem de espermatozóides diminuem, provando que a deficiência de zinco afeta ambos os valores. Inversamente, a suplementação com zinco aumenta a contagem de espermatozóides e a motilidade dos mesmos em homens com baixas contagens.
-------------------------------------------
* Evite roupa interior apertada. Roupa apertada aumenta a temperatura o que abranda a produção de espermatozóides.
* Evitar expôr-se regularmente a fontes de calor, como banhos muito quentes, o que pode diminuir a qualidade do esperma.
* Incentive a prática de exercício físico.

Nenhum comentário: